Se você sonha cursar uma faculdade com o auxílio de bolsa de estudo, mas não tem certeza como poderá ingressar no curso de sua preferência, separamos alguns caminhos que irão te ajudar na conquista do diploma!
A entrada no ensino superior é uma das metas mais cobiçadas pelos jovens que terminam o ensino médio e passam a se dedicar ao vestibular. No entanto, sabemos que a grande maioria dos cursos é bastante concorrida, o que dificulta a briga por uma vaga em ampla concorrência.
Nas instituições privadas, as mensalidades são pouco acessíveis e acabam distanciando o estudante do sonho de ingresso. Mas nem tudo está perdido: muitas faculdades oferecem bolsas de estudo, inclusive através do Quero Bolsa 2023, integrais e parciais, com mensalidades que cabem no bolso.
De toda forma, recomendamos o foco do estudante no ingresso em universidades públicas, que são isentas de mensalidade (sejam as federais ou estaduais) e espalhadas por todo o país. Elas ofertam uma ampla gama de cursos e áreas do conhecimento, com ensino de excelência e livre de custos de matrícula.
A integração nestas instituições é a melhor escolha, seja mediante a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), seja através do vestibular, aberto uma a duas vezes por ano.
Levando em conta que as vagas no Sisu são muito concorridas e a nota de corte pode ser muito superior à nota que você tirou, existe um plano B: conseguir uma bolsa de estudo em uma instituição particular.
Bolsas pelo ProUni
O ProUni (Programa Universidade para todos) já realizou o sonho de milhares de jovens de baixa renda. Neste programa, faculdades particulares disponibilizam vagas de bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes sem diploma prévio no ensino superior.
No caso das bolsas parciais, é necessário que a renda bruta familiar seja de até 3 salários mínimos por pessoa e, para as bolsas integrais, a renda familiar deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Também é exigido que a nota do Enem do ano anterior tenha sido igual ou superior a 450 pontos, não ter zerado a redação e com as seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- Opcional: ser pessoa com deficiência.
- Opcional: ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, e ter integrado o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.
Pelo ProUni há vagas em cursos a distância e presenciais, cujos cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Instituições com convênio
Por meio de parcerias privadas, instituições de ensino superior oferecem bolsas de estudo para o empregado ou familiares conveniados de uma empresa, geralmente de médio ou grande porte.
O empregado poderá ingressar no curso de preferência com bolsa parcial ou total cedida pela companhia a que trabalha.
Bolsas diretamente nas instituições
Além de oferecerem bolsas via ProUni, as faculdades particulares também disponibilizam bolsas em seus vestibulares ou seleções com a nota do Enem.
Ainda assim, são raras as instituições que dão bolsas de 100%, mas muitas concedem bolsas de 50 a 70%, o que deixa o aluno mais tranquilo ao pagar a mensalidade.
Destacamos essas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de estudo:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
Existem intermediários que fazem a ponte entre o estudante e a faculdade, garantindo uma oferta mínima de desconto na mensalidade. Uma delas é a Educa Mais Brasil, com descontos de até 70% em mais de 30 mil escolas e universidades.
As inscrições Educa Mais Brasil já começaram, com acesso imediato do estudante após o acordo e o termo de matrícula ser finalizado.