Se você está procurando maneiras eficazes de vencer a procrastinação e terminar suas tarefas a tempo, estas dicas são para você, além de que é necessário para que entenda mais sobre o matrícula fácil.
1. Elimine as distrações
Em primeiro lugar e o mais importante – não tente se enganar. Há uma pequena chance de que a preparação para os exames com seus amigos o leve para qualquer lugar menos para o estudo.
Certamente, é mais divertido, mas seu foco será flutuante, pois você irá interagir com os outros ao invés de focar. Além disso, o progresso dos outros pode atrasá-lo, em vez de motivá-lo. Revisar em equipe é uma boa ideia quando todos já tiverem memorizado os materiais – depois disso, vocês podem verificar o conhecimento uns dos outros.
Feche todas essas guias de mídia social, coloque seu telefone no modo avião (o que pode acontecer se você perder um pouco dos stories de seus amigos) e tente estudar em um espaço limpo e desordenado. Uma bagunça ao seu redor = uma bagunça na sua cabeça.
2. Use a sensação mais forte para memorizar as coisas
Cada estudante tem seu próprio estilo de aprendizagem. Algumas pessoas gostam de desenhar mapas mentais e usar adesivos brilhantes, outras preferem ouvir áudio/vídeo e escrever longos parágrafos à mão. Não siga o que outros afirmam ser eficaz – use métodos de tentativa e erro para descobrir qual técnica funciona melhor para você.
Por exemplo, se você tem uma memória fotográfica que captura tudo com visão, faria sentido para você ler mais e apontar as partes mais importantes com seus artigos de papelaria (adesivos pequenos, marcadores).
Se você é um estudante do tipo auditivo, grave as palestras com antecedência e ouça-as repetidamente até memorizar o material. A leitura em voz alta também é eficaz.
3. Estabeleça prazos para si mesmo
Trabalhar sem limites de tempo específicos pode ser altamente improdutivo, pois você não será capaz de acompanhar seu progresso e provavelmente entrará em pânico se sentir que está muito atrasado.
Para máxima eficiência, separe seu trabalho em pedaços iguais e recompense-se após cada pequena vitória, por exemplo, assistindo a um episódio de um programa de TV preferido. Não pegue mais do que você pode aguentar, mas aborde seu trabalho de forma realista.
Além disso, não se dê muito tempo, pois quanto menos tempo você tiver, mais concentrado você estará.
4. Trabalhe quando você se sentir mais alerta e eficiente
A maioria de nós odeia acordar cedo, mas a sociedade e a escola nos enganaram para pensar que esta é a única maneira de ser eficaz. Bem, e se você começar a trabalhar ao meio-dia e terminar mais tarde, digamos, às 21 horas em vez de ficar sonolento o dia inteiro e se sentir exausto pelo almoço?
Ouça seu relógio biológico e note quando você bocejar menos. Não se torture com os Red Bulls e os cafés, é melhor dormir mais algumas horas e ficar alerta por mais tempo mais tarde nesse dia.
5. Não se estresse muito
Toda vez que você se sentir ansioso e desmotivado, tente ser realista e considere vários cenários do que acontecerá se você for bem sucedido/falhar nesta tarefa específica. Será o fim do mundo para você se você não passar neste teste estatístico extremamente complicado?
Certamente não significa que você não deva se importar, mas não se preocupe muito com as notas – pergunte a qualquer graduado o que aconteceu após ele ter reprovado em um exame e você provavelmente ouvirá “nada realmente”.