Mundo

Campeonato Brasileiro de 2020 vai terminar só em 2021 segundo a CBF

O Campeonato Brasileiro 2020 será disputado entre o 9 de agosto próximo e o 24 de fevereiro de 2021 com duas jornadas praticamente todas as semanas e sem descanso nem para as datas de Natal e Ano Novo, segundo o calendário divulgado nesta quinta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A entidade diretora do futebol brasileiro divulgou um novo calendário das 38 jornadas da Liga no qual tenta compatibilizar todas as competições do país, incluindo a Copa do Brasil e os torneios regionais, e reprogramar as jornadas que deixaram de disputar entre maio e julho pela paralisação que provocou a pandemia do coronavírus.

Calendário de jogos da CBF

O sucessor do Flamengo como novo campeão brasileiro será conhecido em 24 de fevereiro, exatamente uma semana após a conclusão do Carnaval, a principal festa brasileira e que geralmente paralisa tudo no país, inclusive as competições esportivas.

Os jogadores dos 20 clubes que disputam o Brasileirão não terão descanso nem nas datas de Natal nem de Ano Novo, já que há jornadas programadas para os dias 26 e 27 de dezembro de 2020 e 2 e 3 de janeiro de 2021, nem nas De Carnaval.

Os jogos serão disputados inicialmente com os estádios sem público, pelo menos até que as autoridades regionais vão permitindo o retorno dos torcedores, enquanto os clubes de cidades em que não haja autorização sanitária para o reinício de competições esportivas se comprometeram a jogar em outras cidades.

Segundo o calendário divulgado, as 11 jornadas que faltam para conhecer os semifinalistas da Copa do Brasil, o segundo torneio nacional em importância do país e que enfrenta os dois melhores de cada estado, serão disputadas entre o 26 de agosto e o 10 de fevereiro nas poucas semanas em que a Liga só terá partidas nos fins de semana. Os encontros de ida das semifinais da Copa do Brasil foram programados para o 23 de dezembro e os de volta, para o 30 do mesmo mês.

Segundo a CBF, o Campeonato Brasileiro de segunda divisão será disputado igualmente em 38 jornadas (20 clubes) entre 8 de agosto e 30 de janeiro, quando se definirão os quatro clubes que ascendem à divisão de honra.

O calendário divulgado pela CBF praticamente não deixa dias livres para as competições continentais como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana nem prevê pausas nas datas FIFA em que serão disputados jogos pelas Eliminatórias para o Mundial Qatar 2022.

Ou seja, o Campeonato Brasileiro prosseguirá normalmente nas datas reservadas pela FIFA para eliminatórias mundialistas nos dias 3 e 8 de setembro, 8 e 13 de outubro e 12 e 17 de novembro.

“Esse ajuste foi a forma que encontramos para entregar um calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com as empresas que detêm os direitos televisivos, com os patrocinadores e com seus apoiadores”, afirmou o presidente da CBF, Rogerio Caboclo, citado em um comunicado da entidade.

A primeira jornada do Campeonato Brasileiro deste ano estava prevista para a primeira semana de maio, mas a pandemia do coronavírus, que já deixa no país mais de 68000 mortos e mais de 1,7 milhões de infectados, obrigou a adiar o início.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *